Editorial

Vai ter Carnaval

​Já será madrugada do dia 22 de abril, uma segunda-feira, quando a última Escola de Samba do Grupo Especial de Pelotas cruzará a passarela, montada nos últimos dias, no Porto. Sem aquele clima característico do verão gaúcho e, provavelmente, com os casacos já dando as caras pelas ruas, a expectativa para o Carnaval pelotense não era das mais animadoras.

Pelas redes sociais, foram diversos relatos lamentando a forma como a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e o poder público conduziram a organização da folia no Município. E tudo levava a crer que a população não iria abraçar o evento. Mas o relato do repórter João Pedro Goulart, na matéria publicada na página 10 da edição deste final de semana do Diário Popular, mostra algo totalmente diferente. Um exemplo de que o Carnaval de Pelotas ainda é capaz de emocionar os foliões.

A venda de ingressos para os desfiles deste ano começaria às 10h da última sexta-feira, mas por volta das 6h30min já tinha gente na fila. Este foi o caso de Zoraia Bartel, de 65 anos. Rosane Feijó, 63, lamentou a desorganização que causou todo o atraso na Folia deste ano, mas deixou claro que o espírito carnavalesco falou mais alto e a fez correr para garantir seu lugar na passarela do samba. A tradição carnavalesca da família Ribeiro, representada pelas irmãs Élida (63) e Elca (58), é outro exemplo do quanto o Carnaval mexe com os pelotenses. Segundo elas, o bloco familiar vai em peso para o Porto, com pais, tios e primos.

Os exemplos citados acima são mais uma prova do quanto a comunidade carnavalesca de Pelotas precisa ser mais respeitada. Mesmo depois de dois adiamentos e a remarcação do Carnaval para depois do verão - com a possibilidade de vivermos quase um Carnaval de Inverno, com temperaturas entre 10°C e 20°C - a comunidade continua mostrando que, apesar de tudo, a tradição da folia pelotense nunca vai ter fim.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aukus + Japão

Próximo

Os chatos e o brasilcentrismo

Deixe seu comentário